Três indicadores vitais para seu negócio. Saiba quais são!
Você realizou seu sonho e se tornou empreendedor, superou as primeiras dificuldades e agora sua empresa precisa crescer. Talvez, o primeiro ponto que venha em sua mente seja aumentar o faturamento. Sim, isto é justo e necessário. Mas existem outros elementos que são vitais para o crescimento do seu negócio e que não podem ser negligenciados.
Independentemente do Modelo de Negócio que você utiliza na sua empresa, existem três elementos essenciais e vitais para o crescimento do seu negócio que não podem faltar no seu modelo de gestão.
Caso você ainda não tenha um modelo de gestão bem estruturado apresse-se em construir!
Pessoas, Processos e Resultados
Os três elementos vitais são: Pessoas, Processos e Resultados.
Esses três indicadores devem ser seu radar. Eles proporcionam um diagnóstico de seu negócio, pois mostram onde você precisa intervir para melhorar e crescer sua empresa. São sua bússola, seu ponto de partida para analisar e preparar sua empresa para alcançar suas metas.
Pessoas
Do que é feita uma empresa? De pessoas, de gente!
Pessoas engajadas trabalham melhor e são capazes de fazer coisas incríveis. Produzem mais, contagiam a equipe com sua postura ativa, atraem e fidelizam mais clientes. Você precisa de menos gente para fazer o mesmo trabalho porque trabalham felizes, engajadas.
Indicador Pessoas – Quando foi a última vez que você parou para analisar profundamente este indicador?
Como está o clima organizacional da sua empresa?
As pessoas trabalham sorrindo?
Que tipo de reclamação fazem?
Como está a rotatividade de funcionários?
Quem você já deveria ter demitido a tempos?
Analise os indicadores: Clima organizacional, Motivação, Rotatividade.
Processos
A sua empresa precisa de processos e eles devem ser claros, dinâmicos e inteligentes. Cada pessoa precisa saber o que fazer e como fazer. Precisam saber claramente o que se espera delas. Precisam de rotinas estabelecidas e nada melhor que processos bem definidos para orientar as pessoas.
Indicador Processos – Você costuma analisar os processos de sua empresa?
Os processos utilizados são inteligentes e aceleram o trabalho?
São processos claros?
Existe muito retrabalho?
Qual o volume de erros?
Analise os indicadores: Produtividade, Prazos, Reclamação dos clientes, Retrabalho.
Quando você analisa algo que deu errado, esse erro ou essa falha está necessariamente associada a pessoas ou processos. Então esteja atento a esses indicadores porque isto impacta diretamente em seus resultados.
Resultado
Resultado é o que te mantém no mercado. Gerar resultados é o motivo de sua empresa existir.
Analise sempre esses indicadores: Volume de vendas, Taxa de Recompra, Taxa de Conversão, Lucro.
Logicamente a gestão de uma empresa exige muito mais do que as questões que coloquei aqui, mas se você estiver atento a esses e três indicadores já vai ter uma boa ideia do que fazer para crescer.
Toda empresa é feita de pessoas que precisam de processos para gerar resultados.
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