Seu lucro saindo pelo ralo
Existe um ralo de dinheiro na sua empresa que te dá muito prejuízo! E talvez isto não esteja totalmente claro para você.
É certo que para se ganhar dinheiro é preciso primeiro gastar dinheiro.
Conforme a sua empresa vai crescendo é necessário colocar em prática novos projetos. É preciso atualizar os processos, contratar mais funcionários, talvez até contratar uma consultoria. E tudo isso demanda dinheiro, demanda investimento.
Quando você aloca recursos em alguma área da sua empresa deve mensurar o retorno financeiro que vai ter. Deve pensar no lucro que aquela ação vai gerar e pensar em todos os cenários que podem ocorrer. Tudo, absolutamente tudo, deve ser mensurado.
Uma empresa só se sustenta quando gera lucro. E quando falamos em sustentabilidade estamos pensando também na geração de emprego para a comunidade. Pensando no pagamento de impostos e no crescimento em geral.
Se investimos, estamos crescendo e produzindo mais, o nosso custo e despesas também estão crescendo. Então, é lógico que o nosso lucro deveria crescer também. Só que não! Muitas vezes o nosso lucro está sendo sabotado por canais difíceis de enxergar.
Você precisa estar bem atento para identificar estes canais de drenagem do seu dinheiro! Porque não são canais tangíveis. Não se trata de um cheque que você assina, não é um boleto que você paga. Não aparece em nenhuma planilha. São canais invisíveis! Custos invisíveis que você não percebe.
O principal canal de drenagem do lucro acontece por meio da rotatividade de funcionários. Não são apenas os custos legais da demissão, as verbas rescisórias, os impostos.
Mas também o tempo desperdiçado em treinamento, recursos humanos que estiveram envolvidos e deixarem de executar outras tarefas. Tudo isso é custo invisível e gera perda de tempo e de produtividade. Sem falar nas despesas operacionais.
Outros exemplos de custos invisíveis e que drenam seu lucro é a desmotivação da equipe. Equipe desmotivada não produz adequadamente. E neste caso pode ocorrer perda de vendas, de clientes, entre outras coisas como conflitos internos.
Outro ponto são os processos mau conduzidos que acarretam retrabalho. Uma determinada tarefa pode chegar a um departamento e ter que ser refeita! Talvez por responsabilidade de um funcionário desmotivado, por imperícia ou falha no treinamento.
Seja como for sua empresa sai perdendo!
Você sabe quanto custa o retrabalho na sua empresa? Sabe se isso acontece? Quanto custa a sua hora ou de seu funcionário?
Para minimizar estas questões a contratação tem que ser a mais assertiva possível. Colocar a pessoa certa no lugar certo!
Uma excelente ferramenta de auxílio à contratação é a Analise de Perfil Comportamental.
Uma minuciosa descrição do cargo e tarefas que serão executadas também ajudam bastante. No mundo ideal, o perfil comportamental deve estar alinhado com as tarefas a serem executadas.
Se a sua empresa não tem seu próprio RH, ou ainda não está bem estruturada pode ser uma boa alternativa contratar terceiros especializados em recrutamento e seleção. A princípio isto pode parecer uma despesa, mas diminuindo a rotatividade e outros canais que drenam seu lucro, você vai perceber que é bem viável.
Naturalmente que nem toda contratação vai funcionar como o previsto, mas as chances de acerto aumentam bastante.
Seja qual for o tamanho de sua empresa e mesmo que você ainda trabalhe sozinho, esteja atento aos custos invisíveis que prejudicam o seu lucro.
O fato de você não perceber o dinheiro saindo, não significa que ele não esteja indo para o ralo. Fique atento!
Jeane Press Coach & Consultoria para novos empreendedores |