Saiba como separar as suas finanças pessoais e profissionais
Quem nunca pagou uma conta pessoal com os recursos da empresa que atire o primeiro boleto! rsrsr
Ouvimos sempre a palavra finanças e como alcançar prosperidade com ela, mas as nossas finanças são apenas uma? Não, devemos entender que existe mais de uma e é importante aprender como separar finanças pessoais e profissionais, visando sempre ter uma vida mais estável.
A nossa vida financeira deve ser muito organizada, porque todos nós estamos expostos a algum tipo de erro e também de contratempos ao decorrer da vida e isso atrapalha sim todo nosso orçamento. Como isso pode acontecer com qualquer pessoa, a organização é sempre muito importante.
Não espere que aconteça um imprevisto com você, esteja preparado, para, se acontecer, você tenha menos dor de cabeça e consiga se livrar dos seus problemas sem muito esforço.
E pensando em ajudar você que precisa aprender como como separar finanças pessoais e profissionais, separei algumas informações muito importantes que você precisa conhecer agora mesmo.
5 dicas de como separar finanças pessoais e profissionais
É super comum pessoas que misturam a vida financeira pessoal da profissional, principalmente os empresários e empreendedores/autônomos, independentemente da área de atuação. Essa separação deve existir para que não haja bagunça entre a empresa e a vida pessoal.
Eu, antes de me tornar Coach e Consultora de negócios tive uma longa vida empresarial.
Fui proprietária de uma agência de Comunicação e Publicidade por mais de 20 anos e no início da agência eu cometi todos os erros possíveis. Misturava todas as contas da empresa com as minhas e a dos meus outros 2 sócios.
E era uma bagunça, e a gente achava que estava agindo corretamente!
Num determinado momento nós não sabíamos se empresa estava dando lucro ou não, tamanha era a confusão. Na maior parte do tempo parecia que a empresa não dava lucro, pois tinha uma grande quantia de contas (além das contas da empresa, as contas dos 3 sócios)
O que eu posso dizer hoje é que estes fatos foram importantes para que eu me dedicasse a aprender sobre finanças, e tomasse as rédeas da empresa à tempo para que a situação não ficasse crítica.
Depois de muito apanhar com isso, conseguimos organizar a casa e prosperar de verdade.
Vamos para as dicas:
1 – Tenha contas bancárias separadas (isso inclui cartão de crédito também)
Você nunca deve ter apenas uma conta para você e para a sua empresa, porque dessa forma é muito mais fácil se perder e acabar gastando mais do que deveria. Tenha então uma ou mais contas bancárias para você e outra para a sua empresa.
O mesmo deve acontecer com o cartão de crédito, e sempre se planeje para pagar a fatura na íntegra.
Essa separação de contas bancárias é o primeiro passo para você identificar que o montante da sua empresa não é um valor que você pode gastar sem pensar.
2 – Tenha um controle financeiro
O seu controle financeiro deve ser mais otimizado, ou seja, você deve aproveitar mais do tempo para se organizar da maneira correta. É essencial uma planilha ou um sistema de controle, principalmente para a sua empresa, com todos os gastos fixos e os gastos eventuais.
O que vou falar aqui agora parece muito simples, mas é um erro que acontece mais habitualmente do você imagina. Que é não ter noção do quanto a empresa fatura e nem o quanto gasta. Esse controle é essencial. Além disso, a sua empresa deve pensar em poupar mais dinheiro.
Assim como na vida pessoal, o seu negócio também pode passar por altos e baixos e a empresa deve estar preparada para isso para então se manter firme no mercado.
3 – Estipule o seu salário
Mesmo que você seja o dono da empresa, é muito importante estipular o seu salário e o salário das pessoas da sua família que, eventualmente, trabalham na empresa, se for o caso. As retiradas de dinheiro de uma empresa não devem acontecer a todo momento.
Então estipule o valor e o dia para receber o seu salário, além do pagamento de todos os funcionários.
Você pode determinar um salário para você maior do que o dos outros, é claro, mas sem exageros. Ele deve condizer com a realidade da sua empresa e não o da sua realidade de gastos.
4 – Faça uma reserva Financeira
Você na vida pessoal deve guardar de 10 a 20% do valor que você ganha ao decorrer do mês, mas esse percentual da empresa deve ser maior. Então se policie e cumpra esses objetivos, tanto na vida pessoal como na vida profissional. É fundamental ter uma reserva financeira para a sua empresa, além do fluxo de caixa.
Se precisar, contrate uma pessoa para ajudar você cuidar das suas finanças, porque na correria do dia a dia não sobra muito tempo para pensarmos nisso. Então se necessário faça isso.
5 – Tenha objetivos diferentes
A sua empresa deve ter objetivos financeiros independente se você é um profissional liberal, você também deve ter metas na sua vida pessoal. Elas incentivam qualquer pessoa a trabalhar da maneira certa para alcançar as metas, ou seja, esse incentivo é muito importante e contribui para a vida pessoal e profissional.
Seu objetivo deve ter um tempo a ser realizado, assim como o da empresa. Mas é claro, tudo deve estar de acordo com a realidade de vocês e do mercado, no caso dos objetivos da sua vida profissional. Não estipule metas muito difíceis de cumprir se os tempos não forem bons.
E nem fáceis demais. Precisamos de um pouco de desafio!
Essas cinco dicas de como separar finanças pessoais e profissionais são realmente muito importantes para você que é dono do seu próprio negócio e sente dificuldades em separar essas duas áreas.
Então agora que você sabe como separar finanças pessoais e profissionais, comece agora mesmo essas mudanças na sua vida e se policie para cumprir tudo da maneira correta.
Gostou? Deixe seu comentário abaixo ou a sua dúvida, vou adorar ler e conhecer a sua experiência!
Sucesso!
Cirlene Carnielli Coach Financeira & Consultora de Negócios |