Projeções de Receitas e Custos Comprometidos

A Gestão Financeira do AGE 2.0 ganhou mais um recurso importante na hora de analisar como andam as finanças de sua empresa e quais as projeções para o futuro.

Já era possível gerar um fluxo de caixa e fazer projeções baseadas nas informações de pedidos de compras faturados (Contas a Pagar) e pedidos de vendas faturados (Contas a Receber). Essas projeções permitem analisar como estarão as contas da empresa no futuro se aquelas transações financeiras se realizarem como previsto, em outras palavras, é possível ter uma visão gerencial de quanto dinheiro a empresa tem a receber e pagar nos próximos dias, semanas ou meses.

Agora é possível incluir os custos e as receitas comprometidas para uma visão mais completa da situação. Essa projeção é baseada em pedidos de compra e pedidos de venda que ainda não foram faturados, pedidos que estão em carteira aguardando a geração de um documento fiscal e o nascimento de títulos financeiros.

Analisar os valores comprometidos, permite ao gestor saber quanto de recurso financeiro  poderia ter se todos os pedidos de venda parados na empresa fossem faturados e também permite uma análise precisa e sem sustos sobre os custos que ele terá no decorrer do tempo. Dessa forma é possível por exemplo, fazer um planejamento de compras e saber qual o impacto delas nas finanças da empresa antes mesmo que elas se concretizem.

Sem analisar os custos que ainda não foram faturados, a empresa pode ter uma visão de que no fim do mês terá um saldo positivo de caixa, porém, quando todas suas compras realmente são faturadas pelos fornecedores esse cenário pode mudar de uma hora para outra, pegando o gestor de surpresa.

Toda essa projeção é feita de forma simples nas visões de fluxo de caixa da Gestão Financeira, basta selecionar a pesquisa que deseja e clicar na opção “Projetar pedidos em carteira”. As informações se baseiam no plano de pagamento e na data prevista da primeira parcela de cada pedido.


Orçamento