Porque Implantar um S.I.G.?

A grande maioria das pessoas já deve ter ouvido falar sobre todos os benefícios financeiros e produtivos que grandes empresas adquirem através da implantação de um software de gestão, mas algumas pessoas nem imaginam que as pequenas e médias empresas também podem tirar proveito desse tipo de software em prol do crescimento e gestão do negócio. Obviamente que a aquisição e a implantação de um sistema requer o treinamento adequado dos funcionários. Contudo, os custos iniciais investidos pela empresa terão um bom retorno em médio e longo prazo.

Principais benefícios

Vale a pena implantar sistemas de gestão empresarial? Os benefícios podem ser obtidos através de fases dentro de um planejamento visando resultados positivos, é claro que um bom planejamento pode alinhar as expectativas, pois o retorno sobre implantação de sistemas de gestão empresarial vem ao médio e longo prazo.

Podemos dividir em três fases esse processo de implantação e avaliação dos benefícios.

Primeira Fase

O principal benefício na implantação de sistema de gestão empresarial, é rever os processos de negócio, padronizando-os juntamente com dados e sistema. Por isto é muito importante que a implantação seja acompanhada por uma metodologia de implantação de sistemas segura, implantar um software de gestão em uma empresa onde os processos não estejam bem definidos e mapeados dificulta a obtenção dos resultados esperados.

É preciso valorizar os benefícios da padronização, pois além de facilitar a implantação, é fundamental para maximizar os benefícios das próximas fases.

O software de gestão possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa, o que permite administrar os negócios em uma única base de dados e analisar informações de diversas áreas de forma centralizada. É um instrumento para a melhoria de processos e das informações em tempo real. Em suma, permite aos gestores das empresas visualizarem as transações efetuadas, o impacto delas em cada área da empresa, desenhando um amplo cenário dos negócios.

Eliminar o uso de interfaces manuais, redução de custos, otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização(eficiência), otimizar o processo de tomada de decisão, eliminar a redundância de atividades, reduzir os lead times e tempos de resposta ao mercado. A redução de custo originada de uma boa implantação na grande maioria dos casos praticamente viabiliza e paga o projeto.

Segunda Fase

O grande impacto na implantação de um software de gestão esta na cultura da empresa, provocando mudanças na organização, nos processos de negócios, no modelo de gestão e principalmente, nas pessoas, o que leva a maturidade do modelo.

Para adoção desse tipo de software são necessários três pilares inovadores – o sistema, uma nova tecnologia que vai mexer com a arquitetura de informações da empresa; os processos de negócios; e o treinamento dos usuários, aliada a uma metodologia de implantação rápida, para garantir que os custos contratados sejam atingidos.

Terceira Fase

A terceira fase é o teste da maturidade, pois nessa fase os executivos passam a utilizar os dados gerenciais para tomada de decisão, através da extração de dados do software utilizando métodos estatísticos e temporais.

Conclusão

A implantação de um software de gestão requer uma reorganização da empresa na forma como as coisas funcionam, mas internamente do que externamente com clientes, fornecedores ou parceiros. Mas, para quem tem paciência e determinação, esse é um projeto com retorno garantido.