Controle o fluxo de caixa da sua empresa!

Fluxo de caixa é um tipo de controle da movimentação financeira em um determinado período de tempo, considerando entradas e saídas de dinheiro a partir de registros detalhados. Em uma visão diária, semanal ou mensal, ele já oferece instrumentos de verificação e análise para seus negócios. Para potencializar os resultados desse importante instrumento, é preciso fortalecer a educação financeira dentro da empresa. Ou seja, treinando colaboradores para manusearem as operações do caixa corretamente.

Como o Fluxo de Caixa pode ajudar o meu negócio?

O fluxo de caixa possibilita que o empreendedor analise a entrada e saída de valores em um intervalo de tempo específico. Sendo assim, dá para se avaliar a performance do empreendimento com base nas expectativas e projeções, visando checar se ela teve bons resultados. Isso permite comparar fluxos financeiros de épocas distintas, ajudando a compreender em quais períodos há maior faturamento e gastos. Além disso oferece as seguintes vantagens:

– Facilidade no controle financeiro;
– Potencializar e monitorar os recebimentos;
– Verificação e monitoramento de saldos;
– Registros e relatórios;
– Processos de ativos e não ativos financeiros.

Como controlar o seu fluxo caixa?

O fluxo de caixa pode ser controlado de modos distintos, apesar de todos exigirem constância e disciplina nos lançamentos.
Separamos algumas informações para controlar corretamente esse instrumento, confira:

Organize saídas e entradas em categorias

Para agilizar o seu controle e melhorar as análises de recebimentos e pagamentos/investimentos, é preciso dividir esses dois em categorias. Você pode estruturar as entradas assim:

– Venda de serviços/produtos da organização — advindos da atividade-fim;
– Desmobilização de patrimônio ou ativos;
– Receitas não operacionais — provenientes de outras fontes;
– Recebimento de contas ou dívidas;
– Recebimento de juros, multas ou taxas etc.

As entradas possibilitam ao empreendedor identificar suas fontes principais de recursos. Também é possível distinguir as mercadorias que mais geram retorno ao negócio daquelas que agregam pouco. Com essas informações em mãos, dá para montar estratégias de vendas em conjunto com os departamentos comercial e de produção.

As saídas podem ser divididas nos seguintes grupos:

– Pagamento de parceiros e fornecedores;
– Pagamento de salários e benefícios de funcionários;
– Compra de matérias-primas;
– Tributos;
– Investimentos em divulgação e marketing, entre outras contas.

A divisão das saídas permite que o empreendedor cheque quais despesas e investimentos ocasionam mais custos. Consequentemente, será mais simples coordenar medidas para minimizá-las ou eliminá-las.

O fluxo de caixa é um instrumento fundamental para empreendedores que desejam manter suas operações e se desenvolver no mercado. O acompanhamento periódico do fluxo de caixa possibilita que a organização estruture suas saídas e entradas adequadamente. Desse modo, poderá ter dinheiro em caixa sempre que precisar pagar dívidas ou comprar itens.


Nadia Nádia Fernandes
Jornalista | Gestora Financeira | CEO Ação Feminina & Empreendedorismo

email
site
Facebook